Salve galera, beleza?!

Bom, pra começar a aula virtual de hoje, vamos buscar um conceito mega importante onde tenho martelado todas as aulas. E vamos fazer bem como vocês gostam: procurar na Wikipedia.

Segundo este site totalmente duvidoso, a sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. … Ou seja, o estudo que analisa o meio em que o indivíduo vive, e os efeitos deste meio em sua personalidade.

As mães de vocês já devem ter comentado alguma vez “dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.” Esta frase vem de inúmeras gerações, e é um bordão usado pra dizer que se a pessoa é boa, conviverá com pessoas boas. A bíblia já citava tal afirmação, e é muito comum em missas e cultos cristãos que seja repetida a tal frase.

Mas a coisa não é tão simples quanto parece. Nem sempre o indivíduo mau conviverá só com indivíduos maus. Da mesma forma, nem sempre apenas indivíduos bons conviverão só com indivíduos bons. Logo, a gente pode interpretar que a sociedade interfere sim nas pessoas, mas que é possível ir contra a maré (mesmo que apenas por um tempo determinado).

Você aí já assistiu o filme Tropa de Elite? Pede pra sair, pede pra sair! O filme que levou multidões pro cinema é um ótimo exemplo do conteúdo da aula de hoje. O Wagner Moura, interpretando o Capitão Nascimento, comenta diversas vezes que o fulano é corrompido pelo sistema. A frase simboliza que por mais que a pessoa seja boa, ao fazer parte de uma corporação como a polícia passará a pensar da mesma forma que os outros, ou seja, que o policial idealista e generoso, em pouco tempo será dominado pela sujeira dos outros policiais, e será dominado por ganância, ambição, etc.

Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Vamos pensar mais além. Imagine uma criança filha de um casal sem estrutura emocional e afetiva. Observe as linhas abaixo:

A criança é um ser puro.

Os pais não conseguem conversar e só gritam.

A criança aprende que a fala não é suficiente.

 

A criança é um ser puro.

Os pais discutem sem parar, e entre as discussões, acontece uma briga corporal.

A criança percebe que, quando não resolver a questão gritando, o melhor jeito é apelar para a violência.

 

A criança é um ser puro.

Um dia seu pai encontra uma carteira de dinheiro caída na calçada, e procura o dono até devolvê-la.

A criança aprende que o que não é seu deve ser devolvido.

 

.Parece besteira, e popularmente chamamos estas situações como bons ou maus exemplos, mas em sociologia o nome disso é efeito. O indivíduo é fruto do meio, e está para o mundo da mesma forma como o seu mundo está para si. Quando não somos bons com uma única pessoa, esta ação resultará no não ser bom com ninguém. Porque fazemos parte de um sistema totalmente conectado, onde aquilo que fazemos aqui, ou em sala de aula, refletirá em pessoas que moram no Japão. Louco, não?!


Segundo Orson Camargo, a Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.

Portanto pessoal, é nesta matéria que vamos tentar entender os fenômenos que nos cercam e que são essencialmente resultados das nossas ações. Pra terminar esta breve introdução, sugiro que assistam este videozinho pra dar uma animada. Até a próxima.


Category: Aulas, Sociologia

About the Author


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Bem vindo ao site de Beto Portugal

Beto Portugal é professor de Artes, Sociologia e Filosofia. Possui formação em Artes Visuais, Turismo e Hotelaria e Arquitetura e Urbanismo. É artista plástico, chef de cuisine e escritor de diversos periódicos nacionais. Dentre suas produções mais importantes estão a exposição itinerante Fé Neon, o livro Coração Andarilho, e o projeto de educação "Bem da Gente" e o curta-metragem Circular City.



Hit Counter provided by orange county divorce attorney

https://www.facebook.com/beto.portugal.921?fref=ts http://twitter.com/albertopotugal

Temas




Hit Counter provided by orange county divorce attorney